Concurso #CreateCOP25

Como vê a mudança climática?


Introdução

#CreateCOP25 é um concurso destinado a jovens criativos e ativistas ambientais onde podem participar com as suas respostas artísticas à mudança climática. Os seis trabalhos mais impactantes, serão publicados durante a conferência climática COP25 das Nações Unidas este dezembro no Madrid. Estes projetos servirão como mensagem das comunidades criativas de que chegou o momento dos governos acabarem com as suas contribuições à mudança climática.

Um (1) vencedor ganhará um prémio no valor de  $10,000 e cinco (5) vice-vencedores ganharão $2,000 cada um, de modo a financiarem projetos futuros em resposta à mudança climática. O vencedor, terá também a oportunidade de colaborar num projeto editorial com a Art Partner. Os seis (6) finalistas irão receber tutoria e exposição contínua da parte da Art Partner.

Os projetos podem pertencer a qualquer meio criativo, incluindo, mas não só, projetos de fotografia, filmes experimentais e de estilo documentário, arte performática, palavras faladas, composições musicais, desenho de moda, novos projetos de mídia ou de redes sociais. Encorajamos os participantes a participar com trabalhos já existentes. 

O nosso jurado – designer de moda e empreendedor Francisco Costa, Fundadora de Eco-Age Livia Firth, designer de moda Gabriela Hearst, artista e escritora WIlson Oryema, agente Giovanni Testino, Diretor Criativo da Vogue Itália Ferdinando Verderi, e fotógrafa Harley Weir – irá selecionar os trabalhos. 

Porquê agora? Porquê COP25?

Nos dias 2 a 13 de dezembro de 2019, líderes mundiais reunir-se-ão em Madrid, para a conferência de 2019 sobre a mudança climática das Nações Unidas, também conhecida como COP25.

As próximas duas COPs (COP25 este ano no Madrid e COP26 no próximo ano em Glasgow) serão eventos críticos para assegurar que países desenvolvidos acabem, de uma vez por todas, com as suas contribuições à mudança climática, e que se comprometam a atingir a neutralização das emissões de carbono até 2050. No entanto, o progresso é lento, e muitos não sabem ainda da existência desta conferência.

Os trabalhos inscritos serão lançados no período até e durante a COP25 de modo a relembrar os líderes mundiais que o momento é agora para agir pelo ambiente e a emergência climática. 

O objetivo de #CreateCOP25 é duplo: elevar o perfil público da COP25 e além disso, ampliar a chamada à ação contra a mudança climática pelas comunidades criativas.

Processo de Inscrição

Todos os participantes devem ter entre 14 e 30 anos de idade no momento da inscrição. O concurso está aberto mundialmente.

Por favor ler as regras e procedimentos do concurso antes de preencher o formulário de inscrição. 

Pack de inscrição #CreateCOP25

Data final de inscrição: Sexta-feira 8 de Novembro 2019, 6pm GMT. 

Perguntas? Por favor enviar email a earthpartner@artpartner.com

 

OS NOSSOS JURADOS

Francisco Costa

Designer + Empreendedor

Ao longo da sua carreira, Francisco Costa tem sido uma força instrumental em definir a estética da beleza moderna. Durante a sua carreira de 13 anos como diretor criativo da divisão feminina da Calvin Klein Collection, Costa introduziu imponentes códigos architectural, e uma sutil sensualidade numa das mais icônicas marcas americanas do século. 

Em 2016, Costa retornou às suas origens no Brasil para explorar o esplendor natural da Amazônia. Rituais de cura locais e a riqueza inexplorada de ingredientes curativos nativos proporcionaram-lhe uma nova sensação de descobrimento e uma profunda realização da urgência de conservação. O resultado é Costa Brazil, uma linha de produtos de pele e fragrâncias benéficas para o ambiente que combinam o poder do mundo natural com o olho incomparável de Costa para a beleza. Os produtos Costa Brazil são criados a partir de poderosos e enriquecedores ingredientes encontrados nas profundezas da Amazônia, e produzidos responsavelmente com a ajuda de cooperadores locais e cientistas, com o objetivo de nutrir o corpo, mas também o planeta Terra. 

Um empenhado ambientalista, Costa encontra-se no painel de Conservação Internacional. Desde o seu lançamento em dezembro 2018, Costa Brazil colabora com CI, com os quais continuamente trabalha para proteger e suster a Amazônia, e suportar a sua população indígena. 

Livia Firth

Co-fundadora + diretora creativa de eco-age; fundadora do green carpet challenge

Livia Firth é co-fundadora e diretora criativa de Eco-Age e fundadora do Green Carpet Challenge (GCC). Reconhecida por criar chamativas campanhas pela justiça ambiental e social com um alcance global. Um membro fundador do grupo de Annie Lennox “The Circle”, poderoso grupo de advocacia de mulheres, recentemente apresentou os resultados dum estudo pelo The Circle sobre salários à Comissão da UE. Livia é uma líder de mudança da ONU, e também foi reconhecida com o prémio da ONU ‘Fashion 4 development’ e o prémio da ‘Rainforest alliance award for outstanding achievement in sustainability. É uma poderosa comunicante da mudança progressiva; ja apresentou diante o World Economic Forum. 

Gabriela Hearst

Designer de moda

Nascida no Uruguai, Gabriela Hearst cresceu no rancho de família, em Santa Isabel, Paysandu, rodeada de cavalos, gado e ovelhas, onde a noção de luxo era sinônimo de produtos lindamente trabalhados e feitos para durar. No outono de 2015, Gabriela lançou a sua primeira coleção epônima com o objetivo de criar uma marca que refletisse um processo e cadência de produção mais lento: onde os produtos são criados com cuidado e atenção ao detalhe, onde a tradição é mais importante que as modas, onde há um propósito em cada peça. O compromisso de Gabriela é criar uma coleção poderosa e moderna sem comprometer as suas éticas e valores centrais, tomando em consideração a origem dos materiais e quem os produz: luxo com consciência, ou em outras palavras ‘luxo honesto’. 

Gabriela foi a vencedora do International Woolmark Prize for Womenswear em 2016/17 e também em 2018 do Pratt Institute Fashion Visionary Award. Foi nomeada em 2017 para o CFDA Swarovski Award for Emerging Talent e em março de 2018 para o CFDA Womenswear Designer of the Year. Em 2018, foi apontada para o conselho de curadores de Save the Children.

Wilson Oryema

Artista + escritor

Wilson Oryema é um artista multidisciplinar e escritor que vive e trabalha em Londres. O seu trabalho foca-se principalmente no tema do consumo humano e nas diferentes formas que este impacta o comportamento humano e o ambiente, os quais ele explora através de diferentes meios incluindo, texto, imagem, filme e exibições. Isto inclui o seu primeiro livro “WAIT”, um livro de poesia bem recebido sobre este tema, a sua sequela será lançada no fim de 2019. À parte do seu tema principal, Wilson foi também comissionado a produzir trabalhos para várias organizações e publicações, incluindo Glamcult, 2018 Serpentine Marathon, The Guardian, The Fineprint, Wildsmith Papers, Eco-Age, The British Museum, Charles Jeffrey’s LOVERBOY, e mais. Wilson é um grande defensor da sustentabilidade na moda e mais, servindo de consultor e orador frequente sobre este assunto. 

Giovanni Testino

Chefe executivo, Art Partner

Desde 1992, Giovanni Testino, originário do Peru, tem liderado a agência reconhecida mundialmente pelos criativos e produtores de moda que representa. Com já quase 30 anos no comando, Testino liderou Art Partner de um foco principal na fotografia de moda a incluir também estilismo e direção criativa, e inclusive divisões de beleza e cabelo – tornando-se então uma fonte importante de talento criativo e desenvolvimento de conteúdo nos mundas da moda, luxo e beleza. 

Hoje, a lista de criativos inclui Mert Alas e Marcus Piggott, Mario Sorrenti, Dan Tobin Smith, Glen Luchford, Harley Weir, Alasdair McLellan, Charlotte Tilbury, Marie Chaix, Lucia Pica, Ezra Petronio, Christopher Simmonds, e Ferdinando Verderi, entre outros.

Em 2015, Giovanni e Amber Testino lançaram Earth Partner, iniciativa de sustentabilidade da Art Partner, dedicada a atingir a neutralidade de emissões de CO2 em todos os 3 escritórios Art Partner, e dentro de todas as suas produções da agência, que equivalem mais de 1000 projetos anuais. 

Ferdinando Verderi

Diretor criativo, Vogue Italia

Nos últimos anos, Ferdinando tem sido pioneiro de um novo tipo de criatividade na indústria da moda e do luxo. O seu método de trabalho liderado por ideias já produziu colaborações estratégicas e criativas com marcas incluindo Versace, adidas Originals e Alexander Wang. O seu trabalho com adidas Originals criado com a sua equipa em Johannes Leonardo nos últimos 3 anos coincidiu com um crescimento da empresa sem precedentes, tanto em escala como em relevância, e é dos trabalhos mais reconhecidos na indústria. Recebeu umas das honras mais altas em Cannes International Festival of Creativity, como também no D&AD e Clio Awards, onde foi o criativo mais reconhecido na categoria da moda e beleza nas últimas duas temporadas. Nas últimas 5 temporadas, Ferdinando tem trabalhado proximamente com Donatella Versace no reposicionamento de Versace, marcando um novo capítulo para a casa. 

Harley Weir

Fotografa

Fotógrafa e diretora Londrina Harley Weir é conhecida por criar imagens e filmes íntimos em ambos os seus trabalhos pessoais como os seus aclamados editoriais e trabalhos comerciais. As suas imagens são cuidadosamente compostas com um sentido de cores altamente harmonizado, e composição. Tendo feito campanhas para muitas marcas de luxo, editoriais consistemente atraentes e uma série de altamente reconhecidos projetos pessoais, tornou-se uma força importante nas indústrias de fotografia e filme. O seu filme ‘Legs are not Doors’ fez de Harley a vencedora no Milano Fashion Film Award 2015. Teve a sua primeira exibição a solo em 2017 no Foam Fotografiemuseum Amsterdam, onde o seu trabalho integra agora a coleção permanente. Exibe frequentemente em Photo London e Paris Photo.

His second solo exhibition ‘Homes’ opened in September 2018 at the Brighton Biennial, curated by Shoair Mavlian, director of Photoworks. “Rubbish_1” curated by Antonia Marsh of Soft Opening, opened in 2018 at Piccadilly Circus London Underground Station. Proceeds from copy sales were donated to Great British Beach Clean managed by the Marina Conservation Society. To date, he has co-published 4 books, most notably Homes, published with Loose Joints, which raised £ 10,000 for La Cimande, a charity that protects and defends the rights of refugees and migrants. 

OBRIGADA!